Notícias

Compartilhe:

Qual é a sua moto?

Qual é a sua moto?

O caminho para o alto padrão de qualidade

 

   

   

  

Manter-se atualizada as tecnologias e preparada para a retomada da economia nacional está entre os pilares do trabalho da alta direção da Melc.

 

Aliado a isso, e a filosofia da empresa de entregar o melhor produto de reposição do mercado de motopeças, desde 2018, a Melc tem realizado algumas melhorias em seu processo de produção, com o objetivo de entregar ao mercado peças plásticas de reposição com qualidade original

 

Entre as melhorias apresentamos:

 

A aquisição de um robô de pintura com tecnologia italiana, alteração da Matéria Prima base para o mesmo padrão das montadoras, que é preto e não cinza como diversos fabricantes de reposição.

 

O Robô de pintura Melc, além do aumento significativo de produtividade, traz outras vantagens:

 

  • Repetitividade do Movimento: a pintura realizada pelo robô proporciona camadas uniformes, todas as partes da peça recebem a mesma camada de pintura
  • Confiabilidade no Processo: Peças iguais SEMPRE, não há diferenças de camadas de tinta e de cor.
  • Com a precisão da pintura em todos os detalhes e aplicação uniforme, a peça é perfeitamente pintada e seu acabamento é uniforme.
  • Peça mais brilhante: movimentos alinhados e padronizados

 

                                                                              Crédito desta imagem: Mari Dionízio

 

Já a alteração da cor de nossa Matéria Prima, nos deixou ainda mais próximos do padrão original de qualidade.   Os fabricantes de Motocicletas Nacionais utilizam o ABS preto como base nas peças pintadas, a cor preta como base, permite que a cor original do produto não sofra alterações mínimas em contato com a matéria Prima.

Diferente do ocorrido com o ABS Cinza, onde há pequenas variações. A diferença visual é pequena, mas sempre fez parte de nossos objetivos de qualidade.

 

A pintura realizada manualmente não nos permitia tamanha ousadia, uma vez que a falta de padronização na pintura manual acarretava em riscos de que o fundo preto pudesse aparecer ou mesmo em pequenas diferenças de tonalidade no produto final.  

 

Por esta razão, depois de concluído o processo de robotização de pintura, iniciamos os testes para o padrão de Matéria Prima (esta á a única etapa que nos faltava para a padronização total de qualidade original em nossas peças pintadas).

Na foto abaixo, cortamos um paralama para mostrar a peça Original e a peça Melc, com o mesmo substrato preto

                                                                                          

Além de uma pintura exatamente igual a pintura original, o substrato na cor preta não mostra as partes internas de encaixe do produto, como pode ocorrer eventualmente na peça com ABS Cinza. Atendendo o padrão de qualidade dos consumidores mais exigentes.

 

Na foto abaixo, a mesma peça (antes de cortarmos para mostrar o substrato preto), cores e acabamentos idênticos:

Com isso, elimina-se por completo a necessidade de também pintar a peça por dentro, embora a Melc não adote este processo, porque o excesso de tinta pode deixar as peças quebradiças, outros fabricantes do nosso segmento adotam este procedimento para evitar que as manchas comuns no plástico (que aparecem mais no substrato cinza) pudessem ser vistas a olho nú.

 

Utilizando o substrato no padrão de montadora (na cor preta), as imperfeições de plástico não mais ocorrem e não há necessidade de comprometer a qualidade do produto com a pintura interna.

 

Esta melhoria está em fase final de implementação, a maioria das cores começam a ser distribuídas neste mês de março de 2019. (Ainda estamos em testes com tonalidades de vermelho e branco).

 

 

Deixe um Comentário

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá removê-lo sem aviso prévio.