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Contabilidade no varejo: tudo o que você precisa saber para não ter problemas

 

(ARTIGO ORIGINÁRIO DO BLOG ´´BLOG DO VAREJO POR GAZIN ATACADO``/ E REPOSTADO PELO DEPARTAMENTO DE MARKETING DA MELC)

 

Atendimento ao cliente, estoque, treinamento da equipe comercial, merchandising, formas de se destacar da concorrência, e-commerce, marketing… A lista de preocupações de um gestor de varejo tem tópicos que não acabam mais! Mas de (quase) nada adianta tudo isso estar em equilíbrio se a contabilidade não estiver em dia.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a dar uma atenção especial a esta área, conversamos com Pedro Nery.

Nery é consultor organizacional, sócio da Marco Contabilidade Consultiva e criador do canal do YouTube Gestão de Sucesso. No bate-papo, falamos sobre:

– Os principais erros que os lojistas cometem na área contábil (e como resolvê-los).

– Internalizar x terceirizar os serviços de contabilidade.

– Como escolher uma pessoa ou empresa para cuidar da contabilidade da sua loja.

– Contabilidade consultiva.

– As principais tendências na área de contabilidade.

– E muito mais.

Acompanhe, aprenda e passe a prestar mais atenção à contabilidade da sua loja. Seu caixa agradece!

 

 

 

Quais são os principais erros que os lojistas cometem em termos de contabilidade?

 

Pedro Nery – O principal erro cometido pelos lojistas é a falta de controle das finanças e do estoque

– Como escolher uma pessoa ou empresa para cuidar da contabilidade da sua loja.

Muitas vezes os donos do negócio não dominam os números, não sabem quanto venderam, quanto já receberam, quanto têm a receber das operadoras de cartão de crédito, qual é o custo da mercadoria vendida, qual é o lucro da empresa, entre tantos outros indicadores que são essenciais para uma gestão profissional.

Da mesma forma, eles não controlam o estoque. Por conta disso, não sabem ao certo o total de mercadorias que têm disponíveis para vender. Isso consequentemente dificulta as compras e reduz o capital de giro.

 

 

    Como resolver essas questões?

 

É preciso melhorar a gestão da empresa, em todos os seus aspectos, mas, principalmente, na gestão de pessoas e processos.

É necessário ter um profissional com conhecimento e experiência para administrar o negócio. Da mesma forma, é fundamental ter um software de gestão que atenda às necessidades da empresa.

O dono do negócio não tem condições de exercer esse papel de gestor ou de contratar algum funcionário competente? Uma ótima alternativa é terceirizar o processo de gestão financeira para uma empresa especializada.

 

O que é melhor: ter um profissional interno ou terceirizar a contabilidade no varejo?

 

A resposta depende do contexto de cada negócio.

Caso a empresa tenha um profissional competente para realizar a gestão financeira e tenha um software adequado, é preferível que o processo seja feito internamente, para garantir agilidade e domínio do negócio.

Por outro lado, caso o lojista não disponha desses recursos, é recomendado que ele terceirize o processo de gestão financeira, contratando uma empresa que ofereça o serviço de assessoria financeira, também chamado de BPO (Business Process Outsourcing) financeiro.

 

Como escolher a melhor empresa ou profissional de contabilidade para a loja?

 

 

O melhor profissional de contabilidade é aquele que entende as peculiaridades do negócio e tem experiência prática no segmento, não somente conhecimento teórico.

É importante que o empresário tenha um contador consultor ao seu lado, que se ocupe não apenas em cumprir a conformidade legal – como enviar guia de impostos e folha de salários –, mas também ajude a superar os desafios da gestão – como o controle financeiro e de estoque.

 

Quais são as principais mudanças em relação às obrigações fiscais que os lojistas precisam ficar atentos?

 

O Estado está avançando no seu projeto SPED, que é o Sistema Público de Escrituração Digital, através do qual está monitorando as atividades econômicas do país em tempo real.

Com o advento das notas fiscais eletrônicas, especialmente da nota do consumidor (NFC-e), o Estado acompanha em tempo real toda a movimentação de entrada, saída e devolução de mercadorias, permitindo identificar não conformidades e suspeitas de fraudes.

Assim, a fiscalização deixa de ser feita por amostragem ou denúncia e passa a ser feita direcionada nas empresas que apresentam indícios de irregularidades. Essas, por sua vez, são auditadas e, se for constatada alguma ilegalidade, são autuadas e multadas, podendo ser interditadas, inclusive.

O projeto SPED está avançando, expandindo para as relações trabalhistas com o e social, que será obrigatório para as micro e pequenas empresas a partir de 2019, e também com o controle de estoque, através do Bloco K da EFD ICMS/IPI (SPED Fiscal).

 

Quais são as principais tendências na área de contabilidade? O uso de uma ferramenta automatizada é algo obrigatório hoje em dia?

 

A contabilidade passa por uma grande transformação, causada pela 4ª revolução industrial, trazida pelo avanço da internet, da programação em nuvem e inteligência artificial. Com isso, surge a contabilidade digital, feita em tempo real, integrando as informações lançadas pelo cliente com as informações auditadas pela contabilidade.

Nesse sentido, é fundamental que o lojista utilize um software da nova geração, que seja em nuvem, integrado com outros serviços, como bancos, operadoras de cartão de crédito e lojas virtuais, para que ele possa automatizar processos e ganhar produtividade.

 

O que é a contabilidade consultiva e como isso pode ajudar pequenos e médios negócios do varejo?

 

A contabilidade consultiva é uma nova postura do contador. Esse profissional deixa de atuar somente como um despachante – que cuida dos impostos e burocracias – e passa a atuar como um verdadeiro consultor de negócios, ajudando o empresário a alcançar o sucesso.

Esse movimento está transformando milhares de contadores em todo o Brasil, que atualmente estão ajudando os pequenos e médios varejistas a dominar os números do negócio, controlar o estoque, definir o público-alvo, gerenciar melhor as pessoas e aprimorar todos os critérios de gestão.

 

Algum recado final para os lojistas?

 

Todas as empresas podem alcançar o sucesso, desde que adotem boas práticas de gestão. Tenha um contador consultor ao seu lado e acredite: ele será o seu braço direito para alcançar os seus objetivos!

 

Que conversa importante essa, não? Agora, é com você!

Reflita sobre tudo o que Pedro Nery falou na entrevista, reveja seus processos de contabilidade e melhore a gestão da sua loja. Seu caixa, seus clientes e sua equipe agradecem!

Sucesso! E boas vendas!

Fonte- Site- Blog do varejo (http://blog.gazinatacado.com.br/contabilidade-no-varejo/), 21/01/ 2019.

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