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Qual é a sua moto?

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Conheça os consumidores do dia dos pais e venda mais nessa data

(O artigo original pertence a o blog Gazin Atacado, este artigo é apenas uma repostagem feita pelo departamento de Marketing da Melc)

O Dia dos Pais é uma data em ascensão no varejo. As vendas dessa ocasião cresceram bastante nos últimos anos e, em 2019, os resultados prometem ser ainda melhores. Quer aproveitar essa tendência para aumentar suas vendas neste período? Conheça a fundo o comportamento dos consumidores do Dia dos Pais! Assim, você ficará melhor preparado para atendê-los e, consequentemente, aumentará suas chances de não apenas vender para eles, mas também de fidelizá-los!

 

O crescimento do Dia dos Pais no varejo

 

Um levantamento feito pelo Google revelou que o Dia dos Pais tem ganhado cada vez mais importância no varejo. Segundo o relatório:

– Entre 2015 e 2018, as buscas no Google sobre o Dia dos Pais tiveram um crescimento médio de 19%.

– Além disso, os resultados de vendas do ano passado foram os melhores desde 2013.

 

 

 

A importância do e-commerce para os consumidores do Dia dos Pais

 

 

No e-commerce, o Dia dos Pais fica bem próximo ao Dia das Mães em termos de volume de vendas.

 

Para você ter uma ideia, no ano passado, o Dia dos Pais gerou, para o comércio eletrônico:

 

* 5,1 milhões de pedidos.

* Faturamento de R$ 2,01 bilhões.

* Ticket médio de R$ 409.

 

Gasto médio dos consumidores do Dia dos Pais

 

Em uma pesquisa realizada em maio de 2019, o Google perguntou aos consumidores: Quanto você pretende gastar neste Dia dos Pais?

 A resposta traz uma boa notícia! Afinal, 38% das pessoas disseram que vão gastar mais do que no ano passado!

 

 

Ou seja, a previsão do ticket médio das vendas do Dia dos Pais em 2019 é de R$ 298.

 

Além disso, abrindo mais os dados, descobrimos que:

 

– A maioria (30%) pretende gastar entre R$ 51 e R$ 100.

– 19% irão comprar presentes entre R$ 101 e R$ 200.

– 19% preveem gastar até R$ 50.

– 16% irão adquirir presentes entre R$ 501 e R$ 909.

– 10% pretendem gastar entre R$ 201 e R$ 500.

– 7% planejam investir mais de R$ 1.000 no presente para o Dia dos Pais.

 

 

Que tal criar ações para atender a consumidores do Dia dos Pais com diferentes orçamentos?

 

– Uma ideia nesse sentido é criar kits de presentes com preços variados para agradar desde o cliente que pretende gastar até R$ 50 até o que está planejando investir pesado no presente deste ano.

 

O comportamento dos consumidores do Dia dos Pais

 

 

Quando se trata de comprar presentes em datas especiais muita gente acaba deixando para a última hora. No Dia dos Pais não é diferente!

 

 Segundo o levantamento do Google:

 

– Quase metade (41%) das compras dessa data são realizadas na véspera ou mesmo no Dia dos Pais.

– 23% dos consumidores adquirem os presentes uma semana antes.

 

 

O fato de deixar a compra do presente para o último momento explica também outra tendência no comportamento de consumo nesta data: a maioria dos consumidores do Dia dos Pais ainda prefere comprar no varejo físico, uma vez que não tem tempo de esperar a entrega.

 

Nesse sentido, o Google indica que os lojistas online que querem atrair a atenção dos clientes dessa data devem oferecer uma combinação de frete grátis, preços atraentes e prazo de entrega curto.

 

 

Sabendo que muitos consumidores do Dia dos Pais deixam para comprar o presente na última hora, você pode criar promoções específicas para essas ocasiões levando essas descobertas em conta.

 

Ou seja, prepare kits de presentes (já com embalagem especial) e, além disso, faça anúncios (na loja, em flyers, por e-mail, no rádio etc.) chamando os clientes que estão atrasados.

 

Por exemplo:

 

— Um dia antes: “Ainda não comprou o presente para o Dia dos Pais? Confira nossas ofertas e nossos kits especiais para essa data não deixe de presentear seu pai!”

— No dia: “O Dia dos Pais é hoje! Não teve tempo de comprar o presente? Passe em nossa loja e confira kits prontos para não deixar essa data passar em branco!”

 

Aprenda mais!

Dicas de marketing para o Dia dos Pais

 

Buscas por informações de presentes

Na hora de buscar inspirações e informações para escolher o melhor presente para o Dia dos Pais, os consumidores recorrem à internet.

 

Segundo o Google, sites de buscas e redes sociais são os canais preferidos dos clientes dessa data.

 

– 25% dos respondentes da pesquisa disseram ter dificuldade para escolher o presente para o Dia dos Pais.

– Outros 25% afirmaram que vão a várias lojas antes de efetivamente comprar.

– Além disso, as buscas por sugestões e dicas de ideias criativas na semana que antecede o Dia dos Pais cresceram 8% em 2018.

 

 

E não é à toa que as pessoas estão buscando informações!

 

A pesquisa do Google apontou que falta sintonia entre o que os pais gostariam de ganhar e aquilo que seus filhos acham que eles querem receber.

 

 

Em busca de acertar no presente este ano, além de pesquisar bastante, muitos consumidores estão dispostos a comprar em empresas e categorias diferentes:

 

 – 7 em cada 10 clientes estão dispostos a comprar em um novo varejista no Dia dos Pais em 2019.

– 61% pretendem dar um presente de uma categoria diferente.

 

 

Sabendo que os consumidores precisam de ajuda para escolher o melhor presente para seus pais, você e seus vendedores podem assumir o papel de consultores para o cliente nessa época. Aliás, esse posicionamento inclusive vai ajudá-los a atrair novos clientes, pois chamará a atenção daqueles consumidores que estão em busca de lojas diferentes!

 

Para isso, você pode, por exemplo:

 

1) Criar kits de presentes voltados para diferentes perfis de pais – os que gostam de cozinhar; os pais mais ligados em tecnologia; aqueles que são fotógrafos; e assim por diante…

 

2) Criar um guia de presentes com sugestões de itens que o cliente pode oferecer neste Dia dos Pais. Uma ideia bacana para montar a lista é realizar uma pesquisa com seus clientes que são pais para entender a preferência deles nessa data.

 

Aprenda mais!

 

– Dicas de vendas para o Dia dos Pais

– Como criar guias de presentes e aumentar as vendas em datas comemorativas

 

Agora, é com você!

Use essas informações sobre os consumidores do Dia dos Pais para guiar suas ações de marketing e vendas dessa data. Alinhando sua abordagem ao perfil dos clientes dessa época, você aumentará significativamente suas chances de vender mais na primeira quinzena de agosto!

 

Sucesso!

 

(O artigo original pertence a o blog Gazin Atacado, este artigo é apenas uma repostagem feito pelo departamento de Marketing da Melc)

O artigo original se encontra no site-  Blog do Varejo, (http://blog.gazinatacado.com.br/consumidores-do-dia-dos-pais/)